Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 80, Jd. das Américas
Poxoréu-MT, CEP 78.800-000
Fone: 66 3436-1155 / 3436-2381 / 99903-9977
E-mail: 1oficio@cartoriorgipoxoreu.com.br
Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 09 às 17h.

R.: É a reprodução textual e autêntica de escrito original, ou assento, extraída de livro de registro, por oficial público.

R.: Para comprovar a atual situação jurídica do imóvel, importante para qualquer negócio, pois demonstra a existência de impedimentos ou ônus, como nos casos de penhora judicial, hipoteca e indisponibilidade.

R.: Não é necessário a apresentação de documentos, apenas informar o número do registro do imóvel, nome do proprietário ou o endereço completo do imóvel. O tempo depende do tipo de certidão e a forma de retirada, podendo demorar de 30 minutos (pelo número da matrícula) até 5 dias úteis (Transcrição).

R.: Não.  Será necessário primeiro, proceder a buscas nos livros e indicadores da Serventia, visando localizar o número da matrícula e/ou transcrição do imóvel, aumentando consideravelmente o tempo para expedição da certidão, além de gerar cobrança de emolumentos pelas buscas.

R.: São necessárias algumas condições básicas para garantir a segurança  do ato a ser praticado. Para dar segurança e agilidade a este processo, o ideal é que todas as transcrições e/ou matrículas  já estejam no formato eletrônico (digitalizadas), como também a base de dados já esteja no sistema de informatização. Esta Serventia foi informatizada aos 01/07/2003, e para os atos praticados a partir de tal data, é possível expedir certidões de forma bastante rápida. Os registros efetivados anteriormente estão sendo incluídos no sistema, porém  demorará algum tempo, para  a sua conclusão.

R.: Não. Os pedidos de certidões apenas podem ser feitos presencialmente na Serventia ou através da Central Eletrônica de Integração e Informações dos Serviços Notariais e Registrais do Estado de Mato Grosso (CEI) através do link “https://www.cartoriorgipoxoreu.com.br/novo/pedido-de-certidao/”, Nos termos do Provimento nº 47/2015 e nº 48/2016, do Conselho Nacional de Justiça.

R.: É o  registro realizado em Livro  de Transcrição das Transmissões, sistema de registro que vigorava até dezembro de 1.975,  ou seja, anteriormente à Lei de Registros Públicos – Lei 6.015/73, que entrou em vigor em 01/10/1976.

R.: Não. As certidões de Transcrições são fornecidas em 5 dias úteis.

R.: São várias a formas, vejamos:

a – Certidão em papel para ser enviada pelo SEDEX: portanto, se esta for a opção escolhida, o valor total do pedido será o valor da Certidão + o valor do Sedex. Efetuar o depósito na conta corrente da Serventia (11.256-9, agência 0553-3, Banco do Brasil),  enviar as informações para a certidão juntamente com o comprovante de depósito para o Fax: (66) 3436-1155, avisando-nos pelo telefone nº (66) 3436-2381 ou (66) 3436-1155;  efetuar a transferência entre contas (se for correntista do Banco do Brasil) ou efetuar o depósito e avisar-nos (por e-mail), enviando-nos o fax (ou a cópia escaneada da transferência ou do depósito); após tais providências, a certidão será enviada no endereço informado pelo interessado, no prazo de  2 a 5 dias úteis;
b – Pelo sítio da Serventia, www.cartoriorgipoxoreu.com.br, recebendo a certidão em papel em casa prazo de 6 dias úteis. (neste caso não há o custo do SEDEX).
c – No Cartório: pedir a certidão no Cartório do 1º Ofício de Poxoréu,  na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 80, Jardim das Américas,  Poxoréu-MT, no horário das 12:00 às 18:00 horas: prazo de 5 dias (ou de 30 a 40 minutos se solicitado pelo número da matrícula contida em livro de folhas soltas).
d. No Cartório 24 horas são encontradas maiores informações.

R.: É a certidão fornecida pelo registrador de que, no imóvel, existe ou não existe quaisquer ônus ou gravames incidindo sobre o direito de propriedade, tais como hipotecas, usufrutos, penhora, etc.

R.: Consiste na certificação da cadeia dominial, feita pelo registrador de imóveis, para o acompanhamento da sequência cronológica e legitimidade de toda as transmissões de propriedade, ocorridas sobre um mesmo imóvel, a partir do atual proprietário até chegar aos últimos 15 (quinze) anos ininterruptos. Chama-se quinzenária porque equivale ao prazo de usucapião ordinária previsto no Código Civil de 2002.

R.: Consiste na certificação da cadeia dominial, feita pelo registrador de imóveis, para o acompanhamento da sequência cronológica e legitimidade de todas as transmissões de propriedade, ocorridas sobre um mesmo imóvel, a partir do atual proprietário até chegar aos últimos 20 (vinte) anos ininterruptos. Chama-se vintenária porque equivale ao prazo de usucapião ordinária previsto no Código Civil de 1916.

R.: É o levantamento feito junto ao Cartório de Registro de Imóveis, para o acompanhamento da sequência cronológica e legitimidade de toda as transmissões de propriedade, ocorridas sobre um mesmo imóvel, a partir do atual proprietário até chegar a origem da titulação (geralmente no Poder Público: Estado, União, INCRA).

R.: Versa sobre qualquer ponto constante do escrito, pedido pelo interessado

R.: É a fiel reprodução do texto exarado no ato ou contrato.

FACEBOOK


PARCEIROS