Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 80, Jd. das Américas
Poxoréu-MT, CEP 78.800-000
Fone: 66 3436-1155 / 3436-2381 / 98115-3837 / 99903-9977
E-mail: 1oficio@cartoriorgipoxoreu.com.br
Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 09 às 17h.

Campanhas


NATAL DAS CRIANÇAS 2016

No dia 18/12/2016, aconteceu o XI Natal das Crianças no Centro Juvenil Salesiano de Poxoréu-MT, no qual reuniu em torno de 1.500 pessoas, dentre crianças, adolescentes, jovens, pais e colaboradores, num dia com muitas brincadeiras, lanches, teatro, danças, entrega de brinquedos e sorteio de bicicletas. Nesse dia, o Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Poxoréu-MT, com a titular Maria Aparecida Bianchin Pacheco e suas colaboradoras estiveram presentes, como parceiros, dando apoio brincando com as crianças, adolescentes e jovens, servindo lanches, organizando as crianças.

1482443477360999-1

 

NOVEMBRO AZUL 2016

novembro-azul

OUTUBRO ROSA 2016

outubro-rosa

Participação na 6ª Conferência Municipal das Cidades – Abril/2016


O Conselho de Cidade de Poxoréu convida todos os cidadãos a participar de uma reflexão sobre A Função Social da Cidade e da Propriedade, Ou, como desenvolver uma Cidade Inclusiva, Participativa e Socialmente Justa.

A função social da cidade deve garantir a todos, o usufruto pleno de seus recursos. Desta maneira, não compreendemos as cidades como meras porções territoriais, mas como locais de realização de direitos. Moradia, trabalho, mobilidade, saneamento e lazer que devem beneficiar a todos os seus habitantes, e não estarem a serviço da acumulação do capital.

O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana, que tem como objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. É no Plano Diretor que os moradores definem o que querem para a sua cidade e quais são as regras que devem ser seguidas para que a propriedade urbana cumpra sua função social.

A 6ª Conferência Nacional das cidades em Poxoréu é o momento certo de olharmos para a cidade que temos, planejarmos a cidade que queremos, pensar no significado da função social da cidade, plantar essa idéia na nossa mente e pensar como agirmos de forma a alcançar cidades inclusivas, participativas e socialmente justas.

 

Local: Salão do Centro Juvenil

Avenida Brasil frente à praça Manoel Dioz, Poxoréu-MT

Sesta: 15 de Abril às 7h30

 

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

 

07hs30min – Abertura e Credenciamento

Apresentação Cultural

Leitura e Votação de Regimento da Conferência

Resumo da 5ª Conferência Nacional das Cidades de 2013

1° Palestra – Regularização Fundiária em Poxoréu – Dra. Maria Aparecida Bianchin Pacheco

Lanche

2° Palestra Tema da Conferência – A função social da cidade propriedade – Padre Ademar

Leitura e Comentário do Texto Base

11hs30min – Almoço

13hs00min – Apresentação Cultural

Estudo em Grupo:

1° Etapa – Discutir Sobre o seu Bairro / Elaborar propostas para o Bairro.ü

Debate com os Secretários de Obras, Saúde, Educação e Planejamento sobre as propostas do grupo sobre o bairro

Lanche

2ª Etapa – Elaboração de propostas para o texto baseü

Debate: Discussão e votação das propostas a serem encaminhadas para a Conferência Estadual. 

Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual

Avaliação da 6ª Conferência Municipal das Cidades

17hs00min – Entrega de Certificado e Encerramento.

 

Campanha 10 medidas de combate à corrupção – Ministério Público Federal – Dezembro/2015


O Ministério Público Federal (MPF) está promovendo uma campanha com 10 medidas para acabar com a corrupção, que é vista pelo brasileiro como o principal problema do país.

Para tal, começou a colher, em todo o Brasil, assinaturas de cidadãos que apoiam essas dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. As propostas de alterações legislativas buscam evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro com reflexo no Poder Judiciário. A íntegra das medidas e a ficha de assinatura estão disponíveis no site www.10medidas.mpf.mp.br.

O MPF tem como objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional. O cidadão pode procurar a unidade do MPF mais próxima de seu domicílio para assinar a ficha de apoiamento ou imprimir a ficha a partir do site, coletar dados e assinaturas e depois entregar em uma sede do MPF ou enviar pelo correio para o endereço da Força-Tarefa Lava Jato em Curitiba: Procuradoria da República no Paraná, Rua Marechal Deodoro, 933 – Centro, Cep 80060-010 – Curitiba/PR.

O Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Poxoréu-MT, aderiu a campanha e está colhendo assinaturas de colaboradores e usuários até 31/12/2015, bastando dirigir-se ao nosso endereço (Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 80, Bairro Jardim das Américas, Poxoréu-MT), e pedir informações no balcão da Serventia. Venha participar também e apoie essa ideia.

Campanha Outubro Rosa – 2015


A campanha do Outubro Rosa tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, sendo o laço rosa o símbolo dessa luta. Esse tipo de câncer é mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

O Registro de Imóveis, Títulos e Documentos apóia essa campanha tão importante, e participa da divulgação e conscientização de alerta para as mulheres e a sociedade sobre a prevenção. Cuide-se, faça o exame, quanto mais cedo é descoberto maiores serão as chances de cura.

Campanha Doe Brinquedos – outubro/2015


A busca pela qualidade nas serventias mato-grossenses não está restrita apenas às melhorias dentro dos cartórios. A preocupação e o trabalho em prol da sociedade também são princípios que norteiam o Programa de Gestão em Excelência dos Serviços Notariais e Registrais de Mato Grosso (PEGSNR-MT), desenvolvido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT).

Assim, o Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, adere, a partir desta semana, à campanha “Doe brinquedos para o Dia das Crianças”. O objetivo é estimular colaboradores das serventias, e principalmente, os usuários a contribuir com crianças carentes. Mais do que um ato de solidariedade, as doações vão garantir doces sorrisos.

Para a escrevente do 2º Serviço Notarial e Registral de Jaciara, que também é a idealizadora da campanha, Thabita Cavalcante, a intenção é mobilizar o máximo número de pessoas. “Aqui em Jaciara já estamos divulgando e estamos bastante empolgados! Mas ficamos muito felizes com a adesão da Anoreg/MT, pois a campanha deixa de ser apenas municipal e passar ter âmbito estadual”, comemora Thabita.

De acordo com a Oficiala da Serventia e presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Biachin Pacheco, projetos como este serão levados ao conhecimento da Corregedoria-Geral da Justiça, para acompanhamento e valorização das ações. “As melhorias promovidas pelos cartórios de Mato Grosso não devem ser internas apenas. A ideia é que nós, cartorários, possamos contribuir com a nossa comunidade, como é o caso dessa campanha, que a Anoreg/MT fez questão de aderir e divulgar”, destaca a presidente.

 

Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa – Agosto/2015


O Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Poxoréu-MT, está participando da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, segunda fase, que será realizada do dia 03 a 07 de agosto de 2015, iniciativa da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. O objetivo da Campanha é integrar varas criminais, juizados especializados e Tribunais do Júri em um esforço conjunto para julgamento de casos de violência doméstica, principalmente os que envolvem homicídio.

Todos estão convidados a participar da Campanha ajudando na divulgação e a desenvolver ações de reflexão sobre o assunto, participando com empenho, na luta contra o grande número de agressões. Lembrando que um país de pessoas fraternas e solidárias começa dentro de casa, local tão importante que chamamos de lar.

É um direito da família viver sem violência!

Movimento pela Regularização Fundiária Urbana do Município de Poxoréu – MRF



 

Elaborar programas e ações para a regularização urbana do Município de Poxoréu-MT e aplicá-las.

O elevado número de parcelamentos de solo urbano no município, de forma clandestina e/ou irregular, que impedem a circulação de riquezas e o tráfego de imóveis. A regularização fundiária, como parte da política municipal de desenvolvimento urbano, é um passo importante para atingir os objetivos de inserir as famílias atendidas na urbanidade que as cidades devem propiciar, especialmente segurança à população que terá o tftulo de seu imóvel e ao mesmo tempo, permitindo que o poder público exerça o controle urbanístico necessário a uma cidade de qualidade.

O processo de regularização de assentamentos precários compreende ações de caráter físico, urbanístico e social, a ser realizado de forma integrada visando garantir a permanência dás moradores daquelas comunidades em seus locais de moradia. O programa estimado para regularização dos assentamentos informais exigirá um Plano de Ação específico para cada um, com elaboração do Projeto Básico de Regularização Fundiária, e nos anos subsequentes implementados o cadastro físico e socioeconômico e as medidas jurídicas e administrativas de regularização fundiária. A última etapa de titulação cabe ao Município de Poxoréu-MT.

No dia 29/07/2015, das 17:30h às 21:30h, a Comissão de Assuntos Fundiários, o Cartório de Registro de Imóveis de Poxoréu, e a Prefeitura Municipal, realizaram no Fórum da Comarca de Poxoréu-MT, um mutirão para regularização do Núcleo Habitacional Xavante, Núcleo Habitacional Rosa Bororo e Jardim Democrático, como compromisso Socioambiental com o nosso Município. O mutirão foi um sucesso, reunindo mais de 80 moradores, atendidos um por um, pela Oficiala do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Poxoréu-MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, e seus colaboradores. 

 

Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa – Março/2015


O Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Poxoréu-MT aderiu à Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, que será realizada de 9 a 13 de março em todo Brasil e tem como objetivo ampliar o diálogo e a consciência pública no permanente compromisso da Justiça com a realização da paz, em todos os lares e em todas as relações humanas.

A campanha é de autoria da ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, e do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. E em Mato Grosso é coordenada pelas desembargadoras Maria Erotides e Maria Aparecida Ribeiro e pela juíza Amini Hadad.

As principais atividades já definidas para Mato Grosso são:

• Priorizar julgamento de casos de violência doméstica nas varas criminais, juizados especializados e Tribunais do Júri;

• Realizar audiências de instrução nos crimes dolosos contra a vida;

• Otimizar o uso de tornozeleiras eletrônicas com botão do pânico em agressores e vítimas, respectivamente;

• Promover palestras de conscientização;

• Melhorar o atendimento nas delegacias;

• Ampliar o número de varas de combate à violência contra a mulher.

De acordo com a desembargadora Maria Aparecida, o diferencial dessa campanha é a abordagem do tema. “Falamos em paz, e não em violência. Evitamos focar na punição, pois queremos promover a paz, resgatar a paz nas famílias. Isso certamente vai nos trazer uma reflexão maior sobre o que precisamos fazer para melhorar essa realidade”, enfatiza. A desembargadora acrescenta ainda que essa visão mais humana do problema é o que mais tem motivado o judiciário. “A ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), plantou uma semente que está germinando cada dia mais”, finaliza.

 

Novembro Azul – 2014


O Registro de Imóveis aderiu à campanha Novembro Azul, movimento internacional que é comemorado em todo o mundo, quando teve início o Movember, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês), na Austrália. A iniciativa se alastrou, sendo adotada por vários países, inclusive o Brasil, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata. Seu objetivo principal é mudar os hábitos e atitudes do público masculino em relação a sua saúde e seu corpo, incentivando assim, o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata.

O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado. 

Como ações da campanha na Serventia, destacamos a utilização de laços azuis nos uniformes, a decoração azul no ambiente de trabalho e a entrega a todos os usuários de cartões contendo informações relativas à campanha, como forma de conscientização da importância de os homens se prevenirem em relação ao câncer de próstata. Os cartões são entregues no balcão, bem como nos envelopes com serviços enviados pelos Correios ou empresas transportadoras.

 

Outubro Rosa – 2014


O Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Poxoréu-MT participa da campanha “Outubro Rosa”, que busca conscientizar as mulheres de todo o mundo a fazerem exames periódicos dos seios para diagnóstico precoce do câncer de mama.

Foram adquiridas camisetas customizadas, chaveiros coração da vida, laços rosas e panfletos explicativos, da MTmamma amigos do peito – Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso, que vem desenvolvendo ações de apoio a mulheres com câncer nos seios. Para conhecer o trabalho da MTmamma, acesse o site: http://www.mtmamma.com.br.

A Oficiala distribuiu tais aquisições para os colaboradores, após realizar uma reunião, aproveitando para conscientizar todas as colaboradoras da importância de realizarem o auto-exame diário e do exame anual para confirmação dos resultados. 

EM 2014 – O lema da campanha deste ano é Pare! Examine! Observe! Se toque! “Nosso maior empenho, este ano, é massificar a divulgação do autoexame entre mulheres e homens. Um gesto simples que pode salvar a vida, principalmente, da mulher, pois, desta forma ela pode detectar o nódulo, buscar atendimento médico, exames específicos como a mamografia e dar início ao tratamento com mais possibilidade de cura”, ressalta a presidente em exercício da MTmamma, Raquel Cintra. 

Para o diretor clínico da MTmamma,o mastologista Marcelo Mendes, as orientações de exame físico das mamas são necessárias em qualquer idade durante uma consulta ginecológica de rotina e a mamografia anual a partir dos 40 anos.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama também é o que mais atinge as mulheres. Este ano, a estimativa é de 57.120 novos casos da neoplasia diagnosticados no país. Deste total, 610 serão contabilizados em Mato Grosso e, a maioria deles, 470, em Cuiabá. O Inca aponta que a idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco com cerca de quatro em cada cinco casos registrados após os 50 anos de idade.

Campanha de Responsabilidade Social da RARES – Doe
um agasalho e aqueça quem necessita

A Rares – Rede Anoreg de Responsabilidade Social – lançou a Campanha Nacional Cartórios em Ação – Doe um agasalho a quem necessita. Incentivados pelas inovações na gestão de qualidade, em virtude do PIQ MT – Programa Inspire Qualidade nos Serviços Notariais e Registrais Mato-Grossenses, e considerando a existência da Rares, criada justamente para o fim de mobilizar campanhas nacionais de responsabilidade social, o Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Poxoréu-MT ingressou na campanha. A doação de agasalhos é possível e viável, e a população será a grande aliada dessa campanha. Envolver a sociedade em um propósito agrega valor à empresa e a torna parceira, não só nesta campanha, mas em outras no porvir.

 

A ação principal é arrecadar roupas de frio e cobertores que serão distribuídos para instituição de caridade no Município de Poxoréu-MT. Colocamos postos de coletas no Cartório e em pontos da Cidade (mercados, empresas parceiras), que relacionamos abaixo, com divulgação da campanha. Esta é cidadã é aberta para a sociedade, ou seja, qualquer pessoa pode participar deste ato de solidariedade, para isso, basta no período de 17 de julho a 15 de agosto entregar a doação em um dos postos de coleta. 


Os locais de coleta são os seguintes, em Poxoréu-MT:

Cartório do 1° Ofício
Mercado Nunes
Supermercado Silveira
Comercial Supergás – Mercado do Clóvis
Restaurante Gabriela
Drogaria São Paulo
Auto-Escola Vida
Móveis Radar
Maq-Móveis
Ofertão Materiais para Construção
Mercado Tapioca
Mercado Carvalho
Centro Juvenil
Cartório do 2° Ofício
Escola Pe. César Albisetti
Escola Poxoréu
Fórum da Comarca de Poxoréu
Prefeitura Municipal de Poxoréu
Escola Agrícola

E outros, que estão aderindo.

 

Outubro Rosa (Outubro/2013)

 

Seja Grato – “Comece hoje a
agradecer” – Abril – 2013

 Gratidão é a alma do coração

 

Seja grato! Valorize pequenos gestos, diga muito
obrigado. Somos rápidos em ignorar os outros. Somos rápidos em reclamar
quando os tempos são difíceis. Somos rápidos em nos queixar quando nada vai
pelo caminho que nós queremos. Somos rápidos em condenar uma pessoa que nos
trata injustamente. Somos rápidos em gemer pelo preço da gasolina. Somos
rápidos em resmungar quando a conexão cai. Somos lentos, entretanto, para olhar
além do limite da própria irritação e problemas e ver que muitas pessoas pelo
caminho são bênçãos em nossa vida

Como você se mostra grato a você mesmo? Tem o hábito
de agradecer por um favor que pediu? Como você se mostra diante de benefícios
que lhe são, ou foram concedidos a você sem que você aparentemente tenha
solicitado? O ser humano nunca
está satisfeito, por natureza. Se conseguirmos algo, logo queremos outra coisa,
melhor, maior. E muitas vezes nem nos damos conta do tanto que já temos, ou
somos. Agradecer significa mostrar ou
manifestar gratidão, mostrar-se grato (benefício recebido).

Agradecer é uma relação. É como nos relacionamos com
os benefícios que recebemos. Podemos nos relacionar de duas formas: mercado ou
comunhão. Uma relação de mercado é aquela do tipo “toma lá dá cá”, isto é, eu
só agradeço se recebo.

A gratidão conduzirá a sua
mente ao longo do caminho pelo qual as coisas vêm, e a manterá próxima da
harmonia com o pensamento criativo e impedirá que você caia no pensamento
competitivo. Só a gratidão pode mantê-lo olhando para a totalidade, e impedirá
que você caia no erro de pensar na fonte como algo limitado. Fazer isso seria
fatal para suas esperanças.

Seja
verdadeiramente grato por tudo que  tem
. A relação de comunhão torna a pessoa ecológica,
sempre haverá mais de um beneficiado em seus pedidos à vida. Um exemplo de uma
relação de comunhão: Um náufrago aporta-se numa ilha onde há somente um pé de
abacate. Mostra-se agradecido a si mesmo, por ter tido uma confiança absoluta
em sua capacidade de sobreviver; mostra-se agradecido à ilha e pelo pé de
abacate. Passa então a plantar toda semente de abacate que comer, crendo que se
a ilha o serviu, poderá servir a outro também. Qualquer que seja o seu destino
deixará a ilha com muitos pés de abacates.

A pessoa que não agradece é considerada
por muitos como uma pessoa ingrata. Não agradece a vida que tem, não agradece a
saúde que tem, não agradece o trabalho que tem. Já viram pessoas que muito
foram beneficiadas e não tem uma mínima manifestação de gratidão a quem as
beneficiou? Isto acontece, porque a pessoa tem seu orgulho ferido em não
conseguir ter o que deseja, e sente-se humilhada em receber ajuda. Enquanto é
ajudada, luta por conter a raiva dentro de si mesma. Tão logo se vê em
condições de dar a si o que deseja, parte em disparada, não tendo o menor gesto
de reconhecimento pelos benefícios recebidos. Daí a importância de sabermos
como ajudar, se a pessoa deseja realmente nossa ajuda, se ela se permite ser
ajudada. Não pelo retorno do agradecimento dela, mas, pelo ato de agradecer a
Vida por podermos ajudar.

Se você não agradece aos bens que lhe é
concedido, chegou o momento de você despertar e permitir tornar-se merecedor de
viver a Lei da Gratidão.

No que quer
que você acredite, seja grato. Dê valor ao que você já tem, ao que você já
conseguiu. Um verdadeiro e sincero “Obrigado” quer dizer: “reconheço o que você
fez por mim e o aprecio por tê-lo feito”. Expresse
gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo.

A gratidão é o único
tesouro dos humildes. (William
Shakespeare)

A gratidão é a virtude
das almas nobres. (Esopo)

Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará
muito de modo positivo. (Masaharu Taniguchi)

“A gratidão é a memória do coração”. (Antístenes)

“A ingratidão é filha
da soberba”. (Miguel de Cervantes) Fonte: “Dom Quixote”

 

 

Pratique Gentileza – Outubro/Dezembro/2012

 

Esta campanha tem como objetivo promover a gentileza no ambiente de trabalho e nas relações com os usuários. Surgiu da constatação de que ser gentil é “extremamente benéfico, quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, enfim, propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas”. No ambiente de trabalho, por exemplo, profissionais que se colocam dispostos a solucionar problemas e favorecer as conciliações estão encontrando mais espaço que outros que possuem apenas competência técnica.

“Prepare-se para colher os benefícios! Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo”. (Rosana Braga)

“Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade”. (Albert Schweitzer)

“A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente”. (Jean de La Bruyère)


CAMPANHAS & PROJETOS


PARCEIROS